quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Mês Rosa





Outubro é o mês da Prevenção do Cancro da Mama.
Apesar das Doentes de Cancro da Mama, dispensarem a prevenção, em especial as doentes com Cancro Avançado, em Portugal são diagnosticadas (com novos tumores) 6000 mulheres todos os anos com esta forma de Cancro.

Isto TEM QUE PARAR!

Poderemos falar nas formas de "Prevenção", no entanto, e no fundo, nada está provado! Podemos deixar de fumar, de tomar pílulas, de beber, praticar exercício físico regularmente, fugir à poluição (será que podemos???) e comer comida saudável... e... conheço pessoas que mesmo assim têm Cancro de Mama, mas... isto é outra história!
Acho que o problema/ factor de Risco mesmo é ter Mamas... É ser Mulher! (Embora atenção, os homens também possam ter Cancro de Mama).

O que podemos fazer então?
Ficamos simplesmente com o Rastreio!
O Rastreio, dá-nos boas chances de "apanhar" esta terrível doença cedo, no seu desenvolvimento, onde ela é potencialmente curável!
Mamografias, ecografias, e desde idades bastante jovens a auto-apalpação é essencial para conhecimento do corpo e detecção, no futuro, de alterações no tecido mamário ou axilar.

As Mulheres mais velhas deverão pois incentivar as mais jovens e ajudá-las nesta tarefa, inicialmente, mostrando-lhes este tipo de vídeos, que existem na internet.

Lembre-se, que o Rastreio é tudo o que temos e se sentir alterações no seu corpo, cansaço extremo, suores frios durante a noite deverá sempre contactar um médico e manter-se atenta! A Sua saúde é da Sua Conta e não da Conta do Seu Médico! A Responsabilidade e as Consequências também são suas.
Seja Pró-activa e Cuide-se, por Si e por quem mais Ama!



Sem comentários:

Enviar um comentário